Orquídeas Garden

welcome

Não sabia como descrever o que pretendia com este blog. Contudo, com a simplicidade das suas palavras, alguém o conseguiu: «Ninguém é obrigado a partilhar sentimentos... pensamentos, emoções... chamar a atenção para a vida, para o que é importante ou não... nem tem de nos orientar, ou tentar mostrar-nos outras perspectivas da vida... Mas há quem fale de si e dos seus sentimentos... e das suas perspectivas da vida... Então aproveite quem quiser...»(O Último Padrinho)

Recaída....


Existem dias nas nossas vidas em que, por um motivo ou por outro, determinados sentimentos que tentamos esquecer ou encerrar acabam por ganhar força e vir ao de cima.
Para mim, hoje, é um desses dias...




Amizade


A amizade, à semalhança de uma planta, nasce de uma semente, desensolve-se, cresce e acaba por dar flor e frutos.
Contudo, para que isto aconteça é necessário que a planta disponha de alguns elementos vitais à sua sobrevivência. Como sejam, água, luz, nutrientes e ajuda (ou não) de outros elementos da natureza para se reproduzir.
Quando conheçemos alguém existe a possibilidade de que esse alguém se torne nosso amigo. Tudo dependerá das impressões mútuas e da possibilidade dos nossos caminhos se voltarem a cruzar. Quando se cruzam, pode iniciar-se uma amizade ou um afastamento que deixe lugar apenas para um conhecimento restrito e distanciado entre ambas as partes.
Tal como as plantas, para que uma amizade se desenvolva salutarmente é necessário que existam o mínimo de condições, como o respeito, a confiança e alguns interesses comuns. Devem existir numa medida adquirida como "certa", na medida em que não se firam susceptibilidades e não se abuse ou invada demasiado o espaço do outro não se quebrando ou perdendo a confiança.
As plantas que recebem ou dispõe de pouca água secam e morrem.
As plantas que recebem ou dispõe de pouca luz perdem vitalidade, murcham e morrem.
As plantas que recebem ou dispõe de água em demasia saturam e morrem.
As plantas que recebem ou dispõe de luz em demasia secam e morrem.
Tudo tem peso e medida.
Devemos cuidar das nossas amizades como se da mais cara e rara das Orquídeas se tratasse, com amor, carinho, preocupação mas sem excesso de zêlo ou fanatismo.
Não é necessário estar de corpo presente todos os dias, mas é muito bom quando sabemos que mesmo não estando de corpo presente os nossos amigos estão lá para nós. É igualmente muito bom quando eles sabem que estamos lá para eles.
A amizade deve ser incondicional e tolerante (q.b.).
Os amigos são para preservar, não para desprezar ou desperdiçar.
A amizade sincera é demasiado preciosa para ser menosprezada.

E, reforçando a ideia, recorde-se um post de há uns mesitos:

Dedico este post a todos os amigos de verdade.

Palpite


Tô com saudades de você, debaixo do meu cobertor
de te arrancar suspiros, fazer amor.
Tô com saudades de você, na varanda em noite quente
e o arrepio frio que dá na gente,
Truque do desejo
Guardo na boca, o gosto de um beijo.
Eu sinto a falta de você, me sinto só,
E aí
Será que você volta, tudo a minha volta
É triste
E aí
O amor pode acontecer, de novo pra você
Palpite
Tô com saudades de você, do nosso banho de chuva
do calor da minha pele, da língua tua
Tô com saudades de você, censurando o meu vestido
e as juras de amor ao pé do ouvido
Truque do desejo
Guardo na boca, o gosto de um beijo.
Eu sinto a falta de você, me sinto só,
E aí
Será que você volta, tudo a minha volta
É triste
E aí
O amor pode acontecer, de novo pra você
Palpite

Vanessa Rangel

As Paixões Humanas


"Eu considero inteligente o homem que em vez de desprezar este ou aquele semelhante é capaz de o examinar com olhar penetrante, de lhe sondar por assim dizer a alma e descobrir o que se encontra em todos os seus desvãos. Tudo no homem se transforma com grande rapidez; num abrir e fechar de olhos, um terrível verme pode corroer-lhe as entranhas e devorar-lhe toda a sua substância vital. Muitas vezes uma paixão, grande ou mesquinha pouco importa, nasce e cresce num indivíduo para melhor sorte, obrigando-o a esquecer os mais sagrados deveres, a procurar em ínfimas bagatelas a grandeza e a santidade. As paixões humanas não têm conta, são tantas, tantas, como as areias do mar, e todas, as mais vis como as mais nobres, começam por ser escravas do homem para depois o tiranizarem.
Bem-aventurado aquele que, entre todas as paixões, escolhe a mais nobre: a sua felicidade aumenta de hora a hora, de minuto a minuto, e cada vez penetra mais no ilimitado paraíso da sua alma. Mas existem paixões cuja escolha não depende do homem: nascem com ele e não há força bastante para as repelir. Uma vontade superior as dirige, têm em si um poder de sedução que dura toda a vida. Desempenham neste mundo um importante papel: quer tragam consigo as trevas, quer as envolva uma auréola luminosa, são destinadas, umas e outras, a contribuir misteriosamente para o bem do homem."

Nicolau Gogol, in 'Almas Mortas'



«As paixões são todas boas por natureza e nós apenas temos de evitar o seu mau uso e os seus excessos.»

René Descartes

Aborrecido?


Quando a vida não te sorri...

Este Blog



Este blog é apenas mais um blog. Um de tantos outros existentes na blogosfera. Existem blogs sobre muitos temas.
Nas minhas viagens cibernéticas tenho-me deparado essencialmente com um tipo ou grupo de blogs - os blogs dos "blogers" apaixonados. Este grupo por sua vez divide-se em dois sub-grupos, o sub-grupo dos "blogers" apaixonados correspondidos e o sub-grupo dos "blogers" apaixonados não correspondidos. Ambos escrevem sobre amor, paixão e amizade. Contudo, mostrando diferentes faces da mesma medalha. Uns enaltecem quem amam, o quanto é bom amar e a sua felicidade advinda desse amor, outros enaltecem quem amam, a sua tristeza, saudade de entre um outro rol de sentimentos próprios de quem ama sem ser correspondido.
Tudo isto faz-me recordar as "cantigas de amigo" e as "cantigas de amor" estudadas no secundário. Eram formas de exprimir sentimentos, tal como estes blogs o são.
Este blog, o meu blog - Orquideas Garden - é, como alguém disse, um blog de sentimentos:
- "Ninguém é obrigado a partilhar sentimentos... pensamentos, emoções... chamar a atenção para a vida, para o que é importante ou não... nem tem de nos orientar, ou tentar mostrar-nos outras perspectivas da vida... Mas há quem fale de si e dos seus sentimentos... e das suas perspectivas da vida..."
De facto este blog começou por ser um blog de sentimentos, os meus sentimentos. Contudo, ao fazer uma revisão, uma leitura cronológica por todos os posts, apercebi-me que o que antes eram sentimentos diversos sobre diversos assuntos aos poucos se foram "reduzindo", rementendo este blog para o grupo dos blogs dos "blogers" apaixonados.
Este blog tem-me exposto principalmente ao nível do amor e da paixão e, expondo-me mais um pouco, talvez tenha sido essa a razão das minhas perguntas terem ficado sem resposta. Uma vez que, todas as perguntas que alguém pudesse ter tido, aqui encontrou a maioria das respostas...
Seja como for, este blog continuará a ser um blog de sentimentos, os meus sentimentos. Contudo, a partir de agora irei tentar recuperar o total da diversidade dos meus sentimentos.
Não vos maço mais...

Tá de Chuva!!!